top of page
Buscar

Doença da Arranhadura do Gato.

A Doença da Arranhadura do Gato (DAG) é uma infecção causada pela bactéria Bartonella henselae, comum em gatos domésticos. A transmissão da doença para humanos ocorre principalmente por meio de arranhões ou mordidas de gatos infectados. Embora seja geralmente uma condição benigna em humanos, a DAG pode causar complicações em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Por isso, é importante entender os riscos e cuidados necessários para prevenir a disseminação da doença. A infecção dos gatos acontece principalmente através: da picada de pulgas (Ctenocephalides felis felis) contaminadas, de mordida ou arranhão de outro animal infectado e de transfusão sanguínea.

Estudos comprovaram que não ocorre transmissão direta de gato para gato em ambientes livres de pulgas, tampouco por meio de mordeduras, arranhaduras, limpeza ou compartilhamento de potes para alimentação e caixas sanitárias. Importante ressaltar que a transmissão da bactéria não acontece durante o acasalamento, a gestação ou no período neonatal em ambientes sem pulgas. De acordo com estudos, o gato não costuma apresentar sinais de doença. A existência de sintomas foi relatada em poucos gatos que desenvolveram febre após cirurgias.

A transmissão da bartonelosepara seres humanos ocorre tanto por arranhões (com unhas contaminadas com fezes de pulgas), quanto por mordeduras (sangue contaminado liberado através de sangramentos gengivais). Vale lembrar que, apesar de ser menos comum, as pessoas podem ser infectadas diretamente por picada de artrópodes (pulgas).

O diagnóstico em seres humanos pode ser feito através de biopsia, por sorologia ou PCR.

Prevenção: Tudo começa pelo controle de pulgas. Antes de adotar ou comprar um gato, deve-se tratar as infestações por pulgas.

Além disto, devem-se evitar brincadeiras que estimulem arranhões e/ou mordidas e, caso aconteça, as feridas não devem ser esfregadas com as mãos sujas, devem ser lavadas imediatamente. Sabe-se que gatos com menos de 1 ano de idade têm mais chance de serem infectados, portanto pessoas imunocomprometidas que queiram adotar um novo gato, devem adotar gatos adultos, evitar brincadeiras agressivas, manter o controle das pulgas, lavar imediatamente qualquer ferida causada por arranhões e/ou mordidas e não deixar o gato lamber feridas ou cortes.

As mãos sempre devem ser lavadas logo após a manipulação de gatos sabidamente ou suspeitos de estarem infestados por pulgas. O corte das unhas também é útil, pois minimiza a chance de arranhões profundos.

Com todos os cuidados e o adequado controle de pulgas você e seu felino estarão seguros!

É importante ter em mente que animais podem transmitir doenças, mas isso não significa que todos os animais transmitam uma doença a seu tutor. Podemos reduzir isso significativamente com cuidados simples como manter o ambiente limpo, como caixas de areia e potes de alimentação. Os animais devem ser vacinados e vermifugados, recebendo medicamentos contra pulgas e carrapatos e visitando regularmente um veterinário. Os animais merecem nosso cuidado e carinho.




 
 
 

Commentaires


bottom of page